créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Sunday, March 9, 2008

Colaboração com o MUSEU DA ÁGUA




Em estreita colaboração com o Museu da Água da EPAL, o director coodenador do MAC-Movimento arte Contemporânea, Álvaro Lobato de Faria, organiza a exposição de pintura de Maria João Franco,





"tu não aconteces, quando eu te quero",



que faz parte de um projecto mais amplo da pintora , que se prolongará numa outra mostra, em Abril e Maio de 2008 no espaço MAC.



press release


tu não aconteces, quando eu te quero
não falas ainda, quando eu te escuto.
tu não dizes, quanto eu te encontro.

Tempos passados de saber sentido
Tempos esquecidos de saber sofrido
Não sabes ainda quanto eu te entendo.

Maria João Franco
Março 2008


Numa pesquisa, aliada a uma auto reflexão constante do ser/estar criado e recriado, ainda que numa atmosfera imersa, paradigma de todas as realizações encontradas, e não…
Que o título das duas exposições: “tu não aconteces, quando eu te quero” denuncia já a busca incessante do encontro efectivo e afectivo com a “coisa” amada.
O universo plástico em que me situo denuncia-se pelo equívoco meio das ilusões em que as leituras várias se sobrepõem deixando ao espectador o disfarce amplo para as múltiplas e constantes leituras.
“tu não dizes, quanto eu te encontro” negação aparente de dialogo com a ”coisa” em que o “quanto” nega ainda o dar a conhecer a infinidade das possibilidades dele mesmo.
“não sabes ainda quanto eu te entendo” é o passo anunciado para a próxima realização em que o acto está já contido no “tu não te encontras, quando eu te quero” : -impossibilidade de simultaneidade de actos e realizações de ser e estar afectivo e efectivo.
Poema/projecto de formalização autobiográfica e plástica, “tu não aconteces, quando eu te quero” tem lugar no Museu da Água da EPAL, Galeria das Bombas em 18 de Março a 19 Abril e de 29 de Abril a 30 de Maio no MAC-Movimento Arte Contemporânea, em Lisboa.

Maria João Franco
8 de Março de 2008 ,Lisboa

No comments: