créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Monday, July 6, 2009

MAC'2009 Prémios


MAC'15º

Álvaro Lobato de Faria abre a exposição comemorativa do 15º aniversário do MAC

com as seguintes palavras:

15 Anos passados, continuamos apostados na conquista de novas parcerias, reforçando as já estabelecidas, e alargando a nossa área de trabalho e desempenho, recriando a nossa equipa de forma a estabelecer parâmetros que possam responder a quaisquer desafios no campo dos projectos nacionais e internacionais em curso.

O nosso projecto de trabalho desenvolve-se, igualmente, no sentido de divulgar os diversos valores que se situam no campo da linguagem universal das artes, acolhendo nos nossos espaços as várias formas de expressão dos artistas que nos seus modos vários de apresentação e solução plástica nos deixam ver para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, permitindo-nos penetrar nos seus universos íntimos, conectando-nos assim a outras realidades e formas de expressão.

Apelando à continuidade da união entre os artistas, vector fundamental para o bom funcionamento e divulgação de todo o esforçado trabalho que o MAC tem vindo a desenvolver, regozijamo-nos com a convicção de termos vindo a cumprir os nossos objectivos, e com o facto de termos conseguido para o MAC e para aqueles que connosco trabalham o lugar de destaque que hoje têm no panorama das artes plásticas.

Nesta exposição em que comemoramos o 15º aniversário do MAC serão atribuídos, não só, os MAC’2009 (peça escultórica da autoria do Professor Escultor João Duarte), aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2008/2009, como o recém-criado MAC’2009 Hilário Teixeira Lopes, os prémios de Medalhística para as três melhores respostas ao concurso para a emissão da nossa medalha comemorativa, bem como os MAC’2009, aos órgãos de comunicação e divulgação, instituições e personalidades individuais ou colectivas, que mais nos apoiaram durante este mesmo período.

A todos os que connosco têm acompanhado, interiorizando estes projectos de trabalho e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem, uma vez mais à nossa festa, a festa da arte!
Dedicamo-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade.

Prémios MAC`2009 – Imprensa

Agradavelmente, ao longo dos anos, o MAC tem vindo a ser acarinhado por instituições culturais e meios de comunicação diversos, proporcionando-nos o estabelecimento de contactos e de parceiros sempre bem vindos.

Estimulando estas parcerias e estando atentos ao reconhecimento e divulgação que tais parceiros têm para connosco e para com os artistas que connosco trabalham, reconhecemos anualmente aqueles que de forma continuada promovem e divulgam o trabalho que desenvolvemos.

Afirmando-se, ano após ano, como um indispensável suporte de informação cultural, à TVI se deve uma boa parte de criação e enraizamento de hábitos culturais tradicionais e a sua articulação com práticas e referências actuais.
Esta é uma dívida que nós, enquanto protagonistas envolvidos na cena artística portuguesa, nos comprometemos a reconhecer, nomeadamente através do trabalho de uma equipa capaz de desenvolver eficazmente um programa como o “Cartaz das Artes” – Produção, Realização, Reportagem, Imagem e Apresentação.
Assim, deliberámos atribuir a António Lopes da Silva, produtor e realizador do programa “Cartaz das Artes” o MAC`2009 Realizador Programa Cultural Televisão; a Carla Mendes, o MAC`2009 Assessora Produção Programa Cultural Televisão; a Filipa Faria, o MAC`2009 Jornalismo Cultural Televisão; a João Paulo Sacadura, o MAC`2009 Apresentador Programa Cultural Televisão e por fim, chamo toda a equipa a receber o MAC`2009 Programa Cultural Televisão, que, pelo 5º ano consecutivo é entregue ao “Cartaz das Artes”, programa que tão brilhantemente realizam, ressaltando ainda o papel de toda a equipa de imagem que vos assiste.
Manifestamos o nosso reconhecimento e agradecimento, bem como o de todos aqueles que ao nosso lado participam na promoção da cultura, pela estreita colaboração que a TVI tem vindo a estabelecer connosco.



MAC`2009 Realizador Programa Cultural Televisão
António Lopes da Silva “Cartaz das Artes” – TVI



MAC`2009 Assessora Produção Programa Cultural Televisão
Carla Mendes “Cartaz das Artes” – TVI

recebido por João Paulo Sacadura


MAC`2009 Programa Cultural Televisão
“Cartaz das Artes” – TVI

João Paulo Sacadura

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13148694&load=1&pos=0&pagina=3



MAC`2009 Imprensa _ NIRAM ART MAGAZINE

Da mesma forma, ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a grandes reportagens mediadas por uma equipa cosmopolita, sensibilizada para questões fundamentais que se prendem com a importância da descentralização da cultura e sua consequente divulgação pelo mundo.
Apostando num projecto de informação cultural como contributo para a divulgação, incremento e consciencialização dos públicos para a diversidade dos diálogos artísticos, a Niram Art Magazine tem vindo a destacar-se da restante imprensa escrita nacional e internacional, investindo em diversas frentes de combate cultural e provando estar em constante evolução e sintonia com os públicos e produtores culturais de hoje.

É com grande satisfação que sentimos o reconhecimento do nosso trabalho num espaço de divulgação tão nobre como é a Niram Art Magazine pelo que, uma vez mais a distinguimos com o Prémio MAC`2009 Imprensa, chamando a receber, o seu fundador, Romeo Niram.



O MAC tem contado com o apoio de inúmeros parceiros, quer a nível de instituições públicas e privadas, quer a nível de comunicação social.
Estimulando estas parcerias e estando atentos ao reconhecimento e divulgação que tais parceiros Prémios MAC`2009 _ IMPRENSA / INSTITUIÇÕES
nos têm proporcionado e aos artistas que connosco trabalham, decidimos atribuir uma distinção de Colaboração Cultural a todos quantos têm trabalhado no sentido de conferir um maior reconhecimento público ao MAC e aos seus artistas.

Atribuímos, desta forma, os MAC`2009 Colaboração Cultural a:

Jornalista José Miguel Dentinho e à Revista Casa & Jardim, onde desempenha funções;

Jornalista Sandra Monteiro e ao Jornal Le Monde Diplomatique, que dirige;

JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias

Atribuímos ainda, o MAC`2009 Colaboração Cultural ao Pintor Rocha de Sousa que, para além de crítico e ensaísta, a exercer funções no JL, faz parte de uma geração de pintores que nos tem privilegiado com muitas das melhores obras da pintura contemporânea portuguesa.
Através desta justa distinção, esperamos contribuir de forma simbólica, para colmatar a lacuna de esquecimento e ingratidão a que muitos dos nossos artistas estão condicionados.




MAC`2009 Colaboração Cultural
Casa & Jardim
Dr. Fortunato de Almeida


MAC`2009 Colaboração Cultural
Le Monde Diplomatique



MAC`2009 Colaboração Cultural
Sandra Monteiro – Le Monde Diplomatique




MAC`2009 Colaboração Cultural
Rocha de Sousa
(pintor,ensaísta ,crítico de arte)
JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias



MAC`2009 Colaboração Cultural
JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias
Manuel Halpern em representação de
Dr. José Carlos Vasconcellos


Fazendo a ponte entre as Artes Ibéricas e o resto da Europa, destacamos também a competência do trabalho desenvolvido por uma dinamizadora invulgar que ao longo dos últimos anos tem protagonizado e proporcionado, através de diversas parcerias, momentos de cultura de excelência.
Pelo profissionalismo incansável com que tem desempenhado as diversas funções que exerce, nomeadamente na Defeses Fine Arts RP Agency, Eva Defeses é distinguida com o Prémio MAC`2009 Jornalismo Cultural Imprensa
.



MAC`2009 Divulgação Cultural

Jornalismo Cultural Imprensa
Defeses Fine Arts RP Agency
Eva Defeses




Prémios MAC`2009 – Personalidades / Instituições
Pela iniciativa de promoção e incentivo às artes, enquanto complemento das capacidades intelectuais e físicas dos alunos, o Colégio Militar tem incentivado e contribuído decisivamente para o despertar de sentidos que, por vezes, são alheios aos educadores.
Foi com grande satisfação que o MAC, ao longo do último ano, colaborou em diversas e prestigiantes actividades em parceria com o Colégio Militar, chamando agora o Major General Jorge Passos, Director do Colégio Militar a receber a distinção MAC`2009 Divulgação Pedagógico-Cultural.



MAC`2009 Divulgação Pedagógico-Cultural
Colégio Militar

Major General Jorge Passos e Paulo Dias (aluno do C.Militar)



Dinamizadora de inúmeros projectos de vertente artística, o seu trabalho enquanto professora do Colégio Militar é um trabalho que se preocupa em fundamentar a acção pedagógica numa prática de experimentação in loco que permita aos alunos desenvolver a criatividade, curiosidade e rigor plástico e intelectual, abrindo caminhos de inovação pedagógica promissores.Chamamos Ana Tristany a receber o MAC`2009 Pedagógico-Cultural

MAC`2009 Pedagógico-Cultural
Ana Tristany




Ao contribuir para a valorização de um espaço e património cultural comum, através do desenvolvimento da cooperação entre criadores, agentes culturais e instituições de diversos países, temos procurado favorecer a emergência de uma cidadania internacional.

Reconhecendo o interesse da circulação transnacional de obras e produções artísticas e culturais que têm promovido, distinguimos também com o MAC`2009 Colaboração Cultural, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa e ao seu director, Ministro Conselheiro Dr. Virgil Mihaiu, parceiros incansáveis na promoção da cultura.


MAC`2009 Colaboração Cultural
Director ICRL – Virgil Mihaiu





MAC`2009 Colaboração Cultural
Instituto Cultural Romeno em Lisboa



Da mesma forma que a dimensão internacional tem vindo a adquirir peso crescente no MAC – que desde a sua fundação desenvolve projectos em parceria com congéneres de outros países lusófonos, grande parte da acção da Sociedade da Língua Portuguesa é dedicada à defesa do património cultural português, material e imaterial, à divulgação do papel desempenhado pela cultura portuguesa no mundo e à actualização das suas relações com outras culturas.
Assinalando a comemoração dos 60 anos de existência da Sociedade da Língua Portuguesa, chamo a Dra. Elsa Rodrigues dos Santos a receber o MAC`2009 Colaboração Cultural
.

MAC`2009 Colaboração Cultural
60 Anos da Sociedade da Língua Portuguesa




No que há divulgação cultural diz respeito, voltamos uma vez mais a frisar o incansável papel que a Defeses Fine Arts RP Agency tem desempenhado ao serviço da promoção das actividades do MAC e dos nossos artistas. Assim, chamo uma vez mais, Eva Defeses a receber o MAC`2009 Divulgação Cultural.



Paralelamente, o nosso reconhecimento é devido a todo um trabalho de dinamização cultural que tem sido realizado e incrementado com especial relevância em Espanha e Portugal.
A sua trajectória artística mostra-nos com clareza uma ligação fundamental com a pintura. No entanto, tem aberto portas às diversas áreas da cultura desde a poesia ao teatro, passando pela música, numa forma de renovação da Arte através de uma obra responsável dirigida a diversos deveres artísticos.
Pelo seu constante compromisso com a cultura, chamo o pintor Romeo Niram a receber o MAC`2009 Dinamização Cultural.

MAC`2009 Dinamização Cultural
Romeo Niram



Concurso para Medalha Comemorativa – 15º Aniversário MAC

Prémio MAC`2009 Inovação Medalha


Uma parceria que tem vindo a ser firmada ao longo dos anos, é a que estabelecemos com o Volte Face – Medalha Contemporânea, Secção de Investigação da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Juntos temos trabalhado no intuito de promover a medalha não forçosamente como sinal comemorativo de algo, mas sim, como objecto com lugar próprio e bem definido na universalidade da arte, alargando o seu campo de acção para as novas gerações de escultores e medalhistas.
Pela primeira vez, propusemos aos artistas do Volte Face, o desafio de criar a medalha comemorativa do 15º Aniversário do MAC, de forma a traduzirem a pluralidade de sentidos que nos caracterizam.
O desafio foi aceite e do conjunto de propostas apresentadas ressaltou, à partida, a qualidade, criatividade e sentido de inovação a que o grupo já nos habituou.
Hoje, e aproveitando para agradecer a todos os intervenientes o trabalho que desenvolveram, distinguimos os criadores das três propostas que mais mereceram a nossa atenção.
Desta forma, o MAC distinguiu com Menção Honrosa, os projectos de Ana Gorgulho e Lia Silvério Morais.



E para receber o Prémio MAC`2009 Inovação Medalha chamo o autor da Medalha Comemorativa do 15º Aniversário MAC, Hugo Maciel.



MAC`2009 Menção Honrosa – Medalha
Ana Gorgulho
e Lia Silvério Morais


MAC'2009 /ARTISTAS


Manifestado o interesse em ver criado um instrumento de protecção, valorização e reconhecimento por todos aqueles que produzem e promovem a cultura, os Prémios MAC cedo se tornaram o meio eficaz para distinguir os exemplos mais notáveis de formas de expressão artística, reconhecendo não só as instituições e agentes que promovem a acção cultural, e todos quantos desenvolvem acções de protecção, divulgação ou mecenato, mas igualmente, as obras e os artistas que colaboraram no objectivo comum do nosso trabalho enquanto motor de desenvolvimento, factor de coesão cultural e social, instrumento de qualificação e incontornável alavanca de progresso.


HOMENAGEM FIGUEIREDO SOBRAL

Hoje, prestamos homenagem a um dos pintores que abraçou a nossa causa, acompanhando-nos ao longo destes 15 anos, prestigiando-nos com a sua obra.

Um buscador incessante de materiais e de formas a fim de dar sentido ao seu universo estético como suporte de um discurso moderno, quer assumindo um compromisso entre a pintura e a escultura de inspiração surrealizante, quer expressando-se nas suas oníricas aguarelas.
É este o percurso plástico maior que o Mestre Figueiredo Sobral nos oferece, interiorizando sempre a sua visão do mundo, isolando-se para se encontrar a sós com a sua arte, num diálogo que só ele entende, como dádiva miraculosa e perene que os deuses lhe ofertaram...
Lembramos sempre com muita Amizade e Admiração a figura deste grande mestre e dedicamos-lhe hoje, no dia em que o MAC comemora o seu 15º aniversário esta singela, mas sentida homenagem.
Não nos podendo brindar com a sua presença, o Mestre é hoje representado pela sua mulher Elsa Rodrigues dos Santos.

MAC`2009 Revelação

O trabalho que o MAC este ano distingue com o Prémio Revelação é um trabalho de acção, na verdadeira acepção da palavra. Quer na sua fundamentação teórica, quer na sua vertente prática, traduz-se não num simples jogo de extravagância formal e cromática, mas enquanto ferramenta de pesquisa e encontro de novas soluções formais.
Para receber o Prémio MAC`2009 Revelação, chamamos a pintora Ana Tristany que “ao sol, à chuva e ao vento” nos apresentou o conjunto da sua obra plena de energia gestual espontânea.

MAC`2009 Revelação
Ana Tristany

MAC`2009 Internacional

Assinalando a sua primeira mostra no espaço MAC, não podemos deixar de chamar a atenção para a forma total com que este artista interpretou e desmistificou a máscara que cada um de nós transporta diariamente para o exterior.
Assim, pelo entendimento cosmopolita e globalmente vivido e partilhado com cada um de nós quotidianamente, distinguimos a exposição “Global Make Up Program” e Zoran com o Prémio MAC`2009 Internacional.

MAC`2009 Internacional
Zoran


MAC`2009 Fotografia

Com as imagens que nos oferece, podemos identificar o seu modo de estar e sentir, os seus motivos, a forma mágica como integra a realidade dos objectos, dos espaços e da sua presença, captados por um olhar perspicaz vocacionado para a fixação intemporal do mundo.
Pela alegria que transmite aos outros, pela sua generosidade, pela forma idealista como encara a sua arte e pela originalidade e perspicácia como capta os melhores ângulos de um rosto, o sentido de um gesto, de um movimento ou de vários aspectos do quotidiano, transformando a realidade através da “experimentação do olhar”, Rosa Reis é hoje distinguida com o Prémio MAC`2009 Fotografia.



foto de Maria João Franco



MAC`Hilário Teixeira Lopes
Em homenagem ao Homem e ao Artista cuja obra tão brilhantemente tem constituído uma preciosa ajuda para melhor se definirem os caminhos que a Arte Contemporânea terá de percorrer no século XXI, o MAC instituiu o prémio anual MAC`Hilário Teixeira Lopes, destinado a distinguir o artista cuja obra se insira num campo de intervenções exemplares, ao nível da qualidade e inovação, na categoria das Artes Plásticas, destacando-se pela excelência da criação artística.
Este ano, todos os artistas que expuseram individualmente no MAC estiveram sujeitos à avaliação do Mestre, mas só um pôde alcançar tão nobre distinção. Passamos então a palavra ao Mestre Hilário Teixeira Lopes que irá proceder à entrega do Prémio homónimo.



fotos de Rosa Reis
Lourdes Leite recebe das mãos de Hilário Teixeira Lopes

o Prémio MAC'Hilário Teixeira Lopes




MAC`2009 Prestígio
Contar o nosso percurso passa por reconhecer o mérito daqueles que se envolvem no nosso projecto, tornando público o nosso reconhecimento a todos quantos desde o início perceberam e colaboraram no objectivo comum do nosso projecto.
Uma vez mais, este ano, distinguimos de entre os artistas que connosco colaboram aquela que, pela disponibilidade demonstrada em todos os contactos estabelecidos, pela maneira desinteressada com que divulgou e promoveu as nossas actividades, actualizando grande parte da informação referente a este espaço, se assumiu como uma colaboradora incansável.
Pela generosidade demonstrada, que nos merece profunda gratidão, distinguimos com o Prémio MAC`2009 Prestígio a Pintora Maria João Franco.

MAC`2009 Prestígio
Maria João Franco



MAC`2009 Medalha

Já hoje aqui falámos de medalhas. E fizemo-lo ao referir o trabalho de um grupo de acção que se desenvolveu pelo sonho de um homem.
Verdadeiramente inovador criou como ninguém antes nem depois, um outro estatuto para a Medalha Portuguesa, integrando-a de uma forma definitiva no panorama das artes plásticas nacionais e internacionais, despertando a curiosidade das novas gerações.
A atestar a qualidade do seu trabalho, dúvidas houvesse, somos forçados a referir que acaba de alcançar uma das mais relevantes distinções nacionais no campo da Medalhística – o Prémio Dorita Castel-Branco.
Se a medalha contemporânea tem hoje um sentido, é o sentido que o João Duarte lhe deu e que nós distinguimos com o Prémio MAC`2009 Medalha.

MAC`2009 Medalha
João Duarte


Com um modo muito peculiar de operar no campo plástico, o pintor adquire uma extraordinária capacidade de apelo à consciência emocional, criando um mundo de expressão, movimento e visualidade, onde as linguagens se encontram num fazer acidental em que formas e figuras parecem surgir do acaso.
Neste jogo de pequenas e grandes áreas que se vão tornando conotáveis ao olhar e à capacidade de captação e relação formal, confirmamos o talento e a alta qualidade da obra apresentada na exposição “Continuação”. Eis o motivo pelo qual nos sentimos compensados ao atribuir o Prémio MAC`2009 Pintura a Fernando d`F. Pereira.

MAC`2009 Pintura
atribuído ex-aequo
Fernando d`F. Pereira


Estar perante uma tela é estar diante de um mundo muito próprio em que a obra se oferece ao fruidor num espectáculo encenado por cor e forma.
Numa primeira fase, o observador, pode ver reflectidas expressões em perfeita simbiose com algo do quotidiano da nossa época, na tentativa de definir plasticamente as personalidades mutáveis do inconsciente colectivo.
Assim é o trabalho de Tereza Trigalhos que, numa pujança incomum, traduz uma nítida visão pessoal, que deliberámos distinguir com o Prémio MAC`2009 Pintura.


MAC`2009 Pintura ex-aequo
Tereza Trigalhos

A par de uma notável actividade profissional que lhe deu projecção nacional e internacional, coexiste um pintor, igualmente notável, empenhado na busca de uma expressão plástica, receptiva ao grande e pequeno mundo que o rodeia.
Indagação plástica, cromática e formal, mas indagação humana também, a marca que mais o distingue de tantos outros artistas que embrenhados no seu mundo não assistem ao mundo que os rodeia.
Singular no companheirismo e generosidade para com aqueles que procuraram o seu talento, seja na serigrafia, seja na pintura, António Inverno é, no fundo, um contador das “estórias” da Arte Portuguesa, o mestre dos grandes, que hoje merecidamente distinguimos com o Prémio MAC`2009 Carreira, não só pela dimensão estética da obra, mas também pela dimensão ética do Homem.

foto de Maria João Franco

MAC`2009 Carreira
António Inverno


MAC`2009 Honorário
Ao longo dos anos, o MAC tem aberto as suas portas a uma plêiade de artistas que pelo mérito do seu trabalho nos tem ajudado a alcançar o reconhecimento público da qualidade que imprimimos às nossas actividades.
A estes artistas, personalidades de relevo na Arte Portuguesa, o MAC procura retribuir conferindo-lhes um lugar cimeiro dentro do espaço de acção que protagonizamos, através do Prémio MAC`Carreira.
Este prémio não é apenas uma homenagem. Traduz-se no reconhecimento que o MAC faz àqueles que entende desempenharem as suas funções artísticas em plena harmonia com os valores de excelência que valorizamos.
Este ano, reconhecendo o carácter de excepção da obra, damos especial destaque ao artista e ao modo singular como tem vindo a desenvolver o seu percurso no MAC, valorizando a ética, o rigor e o profissionalismo no seu desempenho, chamamos a receber o Prémio MAC`2009 Honorário, o pintor Roberto Chichorro.

MAC`2009 Honorário

Roberto Chichorro


Seguiu-se um jantar comemorativo no Restaurante "Jardim do Marisco" oferecido pela Direcção do MAC - Movimento Arte Contemporânea a todos os artistas, premiados ou não, bem como à comunicação social , clientes e amigos.

ver mais em



FOTOS DE ROSA REIS

No comments: