créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Monday, May 14, 2007

12º e 13º Aniversários do MAC - Movimento Arte Contemporânea

Dr Álvaro Lobato de Faria -director coordenador do MAC






No dia 3 de Julho de 2007 pelas 18.30 o MAC-Movimento Arte Contemporânea inaugura mais uma exposição comemorativa do seu aniversário. Serão entregues os "MAC 2007" ,prémios atribuidos a artistas e entidades individuais ou colectivas, ligadas à cultura e ou aos aos meios de divulgação cultural.

Filipa Faria e João Paulo Sacadura (TVI)

O troféu "MAC 2006" é uma peça escultórica da autoria do Escultor João Duarte.

Eng. Zeferino Silva,Pintora Maria João Franco,Dr. Álvaro Lobato de Faria


Desenvolver um projecto é tarefa árdua que exige amplamente um esforço constante e desinteressado.
Os projectos de divulgação cultural que nos propusemos relevam da necessidade, cada vez mais premente de cumprir missões de cidadania, missões essas que apropriam de um modo total o sentido do que é o conhecimento, neste caso da arte como uma das formas de cultura mais abrangente de todas as raças, de todas as civilizações,de todos os tempos.
Arte como forma de cultura, a mais universalizante, no modo como articula os vários níveis de conhecimento.


Assim apostamos em constantes desafios, quer em Portugal, quer no estrangeiro, nomeadamente via da Lusofonia. É neste campo que se situa e desenvolve o nosso projecto de trabalho, para que as reflexões simultâneas da língua portuguesa e da linguagem universal da artes se conjuguem e completem como factores de conhecimento e de progresso cultural dos povos.

É este o papel do MAC – Movimento Arte Contemporânea, que, acolhendo nos seus espaços, as várias formas de expressão daqueles que dão forma e conteúdo àquilo a que hoje chamamos” arte” : os artistas que nos seus modos vários de apresentação plástica nos permitem ver para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, permitindo-nos penetrar nos seus universos íntimos, contactando assim com outras realidades, porventura mais enriquecedoras.
Falamos dos artistas consagrados, que na sua qualidade nos dispensamos de apresentar.E também dos jovens, com quem contamos,esperando sempre, e de cada um,o seu melhor empenho.
Não pudemos deixar de referir o interesse do público que nos afirma e confirma diariamente a absoluta necessidade de divulgar a arte, papel absolutamente indispensável numa sociedade empenhada no seu progresso sócio-cultural.
Regozijamo-nos com a convicção de termos vindo a cumprir os nossos objectivos, que com tanto entusiasmo desde o início nos propusemos, e com o facto de ter conseguido para o MAC e para os seus artistas o lugar de destaque que hoje tem no panorama das artes plásticas.
Nesta exposição, em que comemoramos o 12º aniversário do MAC – Movimento Arte Contemporânea serão distribuídos os “MAC-2006” (peça escultórica da autoria do escultor João Duarte) com que premiaremos os artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2005/2006,bem como os órgãos de comunicação e divulgação cultural que mais o apoiaram durante este mesmo período.
A todos os que connosco têm interiorizado e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos
o convite para que se juntem à nossa festa, à festa da arte!

Dedicamos-vos estes eventos com toda a amizade

Álvaro Lobato Faria Director Coordenador do MAC
Zeferino Silva Director do MAC














To make art known is an outstanding task, an individual\quotes enterprise of universal dimension. It enriches those who initiate it and those who come in contact with it, wherever they may be in this planet that is our world. MAC, Movimento de Arte Contemporânea (Contemporary Art Movement) has evolved as a dynamic process always intent on facing new and relentless challenges either in Portugal or abroad, but more specifically in Portuguese speakig countries. The main aim of the movement, as a cultural initiative, is to present art as a converging point where the Portuguese language and art\rquote s universal language come to meet and interact. But to speak of art is also to speak of of artists whose creative powers bring art alive to us, so that we as individuals can become aware of new experiences and encounter a reality from which, otherwise, we would be excluded. We cannot, therefore, ignore the artists who handed on to us the beauty of their work -whether the established artists who have been with us for many years and need no introduction, or the young ones whom we welcome with open arms, sharing with them all unforgetable, exciting moments of enthusiasm. We cannot forget, either, our debt to the ever-interested and participatng people who daily confirm that art is not only necessary but profoundly indispensable.
These invaluable contributions have enabled MAC to ascend to a prominent place in the field os plastic arts, and this has bcome a source of pride to us and a close bond with the participating artists, with an enthusiastic, appreciatuive and supporting public, and with all those who closely follow our development. At this exhibition, commemorating the twelfth anniversary of our movement, we shall be awarding the MAC-2006 prizes - a piece of sculpture by João Duarte - to reward those of our artists who, during 2005-2006, most distinguished themselves at the various levels and branches of MAC, as well as the most supporting media in the same period.
At the opening ceremony we shall be releasing a medal designed be João Duarte, Professor of Sculpture, to commemorate the twelfth anniversary of MAC - Contemporary Art Movement.
Everyone who has participated in this by now longuish but pleasant journey is inivited to join us in this celebration of art, as the events are dedicated with all our friendship to all of you.



13º aniversário MAC Movimento Arte Contemporânea

Passado mais um ano na vida do MAC, é importante fazer um balanço da nossa actividade.

Desenvolver um projecto é tarefa árdua que exige amplamente um esforço constante e desinteressado, tanto mais quanto se trata da divulgação cultural e artísticaque releva da necessidade cada vez mais prementede cumprir missões de cidadania.

Estas têm obrigatóriamente de passar por um processo de entendimento do conceito de arte como uma das formas de cultura mais abrangentes,no sentido do conhecimento da História dos Homens na sua vivência multiracial e civilizacional.

Assim,apostamos em constantes desafios,quer em Portugal, quer no estrangeiro, nomeadamentena via da Lusofonia. É neste campo que se situa e desenvolve o nosso projecto de trabalho, para que as reflexões simultâneas da língua portuguesa e da linguagem universal das artes se conjuguem e se completem como factores de conhecimento e de progresso cultural dos povos.

Neste âmbito realizámos acções no Brasil, Cabo Verde, Guiné, projectamos ir a Angola dar a conhecer os nossos artistas, descobrindo igualmente outros valores, outras visões artísticas.

Por isso, o papel do MAC consiste em acolher, nos seus espaços, os vários modos de expressão plástica que permitam descortinar, para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, os universos íntimos que , na sua complexidade,desvendam realidades diversas que ampliam o nosso conhecimento.

Neste sentido, contamos, quer com artistas consagrados, que dispensam de apresentação, quercom os que mais recentemente se lançam no mundo artístico em todo o seu talento e originalidade.

Não quero hoje deixar de referir o interesse do público que,com a sua participação, contribui para o progresso sócio e multicultural da nossa sociedade,afirmando e confirmando diáriamente a absoluta necessidade do diálogo cada vez mais alargadodo artista e da sua obra com outros públicos,outros espaços.

Daí que,por esta ocasião, é lícito repensar o futuro na via do desenvolvimento de outros projectos, como levar ás escolasos nossos artistas com as suas obras, pois no ãmbito dos valores actuais da cultura, quer das artes pláticas, quer da literatura, há umdesconhecimento confrangedor, há excepção do que é mediático, do que a Televisão fornece. Por outro lado, outro dos projectos será organizar alguns encontros programados, nesta galeria, com os artistas que falarão da sua obra ou com especialistas que recordarão os percursos estéticos que levaram à modernidade.

Regozijamo-nos com o facto de termos vindo a cumprir os nossos objectivos que, com tanto entusiasmo, desde o início, nos propusemos. Estamos convictos de que iremos prosseguir com o mesmo esforço que, aliado ao trabalho selectivo dos artistas, pôde garantir o lugar de destaque que o MAC, enquanto espaço artístico, tem hoje no panorama das artes plásticas.

Nesta exposição em que comemoramos o 13º Aniversário do MAC-Movimento Arte Contemporânea - serão atribuidos os MAC 2007 (peça escultórica da autoria do escultor João Duarte) aos artistas que, nos vários níveis e escalões, se destacaram durante 2006/2007, bem como aos órgãos de comunicação e divulgação que mais apoiaram estes projectos, durante este mesmo período.

A todos os que connosco têm interiorizado e acompanhadoesta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem a nós, em festa, na nossa festa da arte!

Dedicamo-vos inteiramente este convívio com toda a amizade.


Álvaro Lobato de Faria Director coordenador do MAC

Zeferino Silva Director do MAC

No comments: