créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Thursday, June 14, 2007

CONVITE /13º Aniversário do MAC-Movimento Arte Contemporânea


13º Aniversário do MAC
Movimento Arte Contemporânea



O MAC- Movimento Arte Contemporânea abre os seus dois espaços, no dia 3
de Julho de 2007 às 18.30 com a exposição colectiva comemorativa do seu 13º aniversário e entrega dos Prémios MAC 2007.

A exposição estará patente ao público até 30 de Setembro, interrompendo
de 1 a 31 de Agosto.




Horário: Segunda a Sexta das 13 às 20 horas, Sábados das 15 às 19 horas.
Fora deste horário, Domingos e Feriados por marcação.

Passado mais um ano na vida do MAC, é importante fazer um balanço da nossa actividade.

Desenvolver um projecto é tarefa árdua que exige amplamente um esforço constante e desinteressado, tanto mais quanto se trata da divulgação cultural e artística que releva da necessidade cada vez mais premente de cumprir missões de cidadania.
Estas têm obrogatoriamente de passar por um processo de entendimento do conceito de arte como uma das formas de cultura mais abrangentes, no sentido do conhecimento da História dos Homens na sua vivência multiracial e civilizacional.

Assim apostamos em constantes desafios, quer em Portugal, quer no estrangeiro, nomeadamente na via da Lusofonia.É neste campo que se situa e desenvolve o nosso projecto de trabalho, para que as reflexões simultâneas da´língua portuguesa e da linguagem universal das artes se conjuguem e se completem como factores de conhecimento e de progresso cultural dos povos.

Neste âmbito realizámos acções no Brasil, Cabo Verde, Guiné, projectamos ir a Angola, dar a conhecer aos nossos artistas, descobrindo igualmente outros valores, outras visões artísticas.

Por isso, o papel do MAC consiste em acolher, nos seus espaços, os vários modos de expressão plástica,que,na sua complexidade, desvendam realidades diversas que ampliam o nosso conhecimento.

Neste sentido, contamos quer com os artistas consagrados, que dispensam de apresentação, quer com os que mais recentemente se lançam no mundo artístico em todo o seu talento e originalidade.

Não podemos hoje deixar de referir o interesse do público que, com a sua participação, contribui para o progresso sócio e multicultural da nossa sociedade, afirmando e confirmando diàriamente a absoluta necessidade do diálogo, cada vez mais alargado do artista e da sua obra com outros públicos, outros espaços.

Daí que, por esta ocasião, é lícito repensar o futuro na via dao desenvolvimento de outros projectos, como levar às escolas os nossos artistas com as suas obras, pois, no âmbito dos valores actuais da cultura, quer das artes plásticas, quer na literatura, há um vazio confrangedor, á excepção do que é mediático, do que a Televisão fornece. Por outro lado, outro dos projectos será organizar alguns encontros programados, nesta galeria, com os artistas que falarão da sua obra ou com especialistas que recordarão os percursos estéticos que conduziram à modernidade
.

Regozijamo-nos com o facto de termos vindo a cumprir os nossos objectivos que, com tanto entusiasmo nos propusemos, Estamos convictos de que iremos prosseguir com o mesmo esforço que, aliado ao trabalho selectivo dos artistas , pôde garantir o lugar de destaque que o MAC, enquanto espaço artístico, tem hoje no panorama das artes plásticas.

Nesta exposição em que comemoramos o 13º Aniversário do MAC-Movimento Arte Contemporânea - serão atribuídos os MAC 2007 (peça escultórica da autoria do escultor João Duarte) aos artistas que, nos vários níveis e escalões , se destacaram durante 2006/2007, bem como aos órgãos de comunicação e divulgação que mais apoiaram estes projectos, durante este
mesmo período.

A todos os que connosco têm interiorizado e acompanhado esta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem a nós , em festa, na nossa festa da arte!

Dedicamo-vos inteiramente este convívio com toda a amizade.


Álvaro Lobato de Faria

Director Coordenador,Cultural e Artísticodo MAC


Zeferino Silva
Director do MAC



Lista dos premiados com os MAC’s 2007


MAC'2007 Imprensa
“Niram Art”
Romeo Niram

"MAC'2007 Reportér de Imagem

"Cartaz das Artes" TVI

Hugo Galamba


MAC’2007 Apresentador Programa Cultural Televisão
“Cartaz das Artes” TVI
João Paulo Sacadura

MAC'2007 Jornalista TV
“Cartaz das Artes” – TVI
Filipa Faria

MAC'2007 Realizador TV
“Cartaz das Artes” – TVI
António Lopes da Silva

MAC'2007 Programa Cultural de Televisão
“Cartaz das Artes” – TVI


MAC’2007 Revelação
Teresa Mendonça


MAC’2007 Mérito Pintura
Miguel Barros


MAC’2007 Pintura
Ricardo Paula

MAC'2007 Carreira
António Carmo

MAC'2007 Prestígio
Maria João Franco

MAC'2007 Honorário
Luísa Nogueira



galeriamac@mail.telepac.pt

www.movartecontemporanea.blogspot

www.alvarolobatodefaria.blogspot.com

www.mariajoaofranco.blogspot.com

Rua do Sol ao Rato 9C - *1250 Lisboa - Portugal

Av. Álvares Cabral 58-60 - * Lisboa - Potugal

tel./fax +351 213850789

tel +351 213867215

t.móvel +351 962670532

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC

Zeferino Silva
Director do MAC

No comments: