créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Monday, October 22, 2007

Primeiro balanço da retrospectiva de Nelson Dias

Dr Álvaro Lobato de Faria apresentando
"As Formas do Existir" de Nelson Dias à Imprensa






"Os homens não chegam a um entendimento, pois dispõem a sua existência a partir de um acordo com a escala da pirâmide fatal. Todos desejam chegar ao topo, eliminando os outros, quando seria mais natural viver como as flores num prado, onde cada uma encontra o seu lugar e recebe igualmente a chuva e o bom tempo, a luz do sol e o frescor da brisa, a bênção do céu e a violência das tempestades. Quando aprenderão os homens a seguir o maravilhoso exemplo oferecido pela natureza?"


São palavras de Brancusi.



Tão bem plasmadas nos tempos subsequentes e em todos os tempos em que o Modo e a Moda se tornaram factores de risco para a implementação de uma cultura, neste caso de uma cultura plástica, em que o artista fosse verdadeiramente livre de esquemas, senão de mercado, pelo menos de mesquinhos esquemas de patamares em que a análise do social conhecido se espelha.


ProfªDrªCristina Azevedo Tavares (à esq.)

Prof.Escultor João Duarte fazendo a sua alocução
de apresentação da exposição.


Dr.Álvaro Lobato de Faria,lendo o texto do comunicado




Texto do comunicado ao Corpo Docente da FBA-UL



Queremos agradecer à Professora Dra. Cristina Azevedo Tavares, ao Professor Escultor João Duarte e à Professora Pintora Marília Viegas, a sua presença quando da inauguração da retrospectiva do Professor Nelson Dias, falecido em 1993, e lamentar profundamente a ausência e o silêncio de qualquer outro elemento do corpo docente dessa Faculdade (F.B.A.-U.L.), que muito evidente se tornou e severas críticas levantou.
Agradecemos a sentida e extraordinária comunicação feita pelo Professor Escultor João Duarte sobre a obra e personalidade do Professor Pintor Nelson Dias, que certamente ficará na memória das inúmeras pessoas que estavam presentes.
Foi pena que não tenha sido feita a devida divulgação do importante exposição (que se encontrará patente ao público até 30 de Novembro no MAC-Movimento Arte Contemporânea, no seu espaço da Av. Álvares Cabral 58-60 em Lisboa) pelo facto de estar a ser uma exposição extremamente visitada pela sua extrema e inesperada qualidade..Exposição essa, com que os alunos dessa Faculdade muito aprenderiam, pois iriam ter conhecimento sobre a obra de um pintor considerado e recordado ainda hoje, como um dos melhores do século XX e muito difícil de ser substituído.

Álvaro Lobato de Faria

Director Coordenador do MAC

Movimento Arte Contemporânea



Maria João Franco

pintora





Ao fundo,Mestre Hilário Teixeira Lopes



Texto do Comunicado à Imprensa

Caros Amigos
Foi com grande mágoa que presenciamos na inauguração da retrospectiva do grande professor Pintor NELSON DIAS a falta de docentes e alunos da Faculdade de Belas Artes, apesar da enorme divulgação feita por nós, tanto colectivamente como individualmente e devidamente personalizada, o que muito se lamenta dada a grande importância e qualidade do evento.
Para Vosso conhecimento, e por se tratar de além de uma grande exposição, também de um evento altamente pedagógico e que muito serviria para uma melhor aprendizagem do ofício, não só para alunos, como também para professores, muitos dos quais foram colegas directos de Nelson Dias, enviámos o comunicado para todos os docentes e órgãos directivos da Faculdade, que juntamos. Como a cultura está pobre em Portugal ou como os vivos temem a competição, com quem infelizmente, já cá não se encontra!!! É de lamentar.

Peço me desculpem este meu desabafo mas como Amigos que os considero, faz-me bem desabafar convosco, este triste episódio.

Abraço muito amigo do

Álvaro Lobato de Faria




A aprendizagem da vida, faz-se em vida e na qualidade daquilo que elegemos e promovemos.



A qualidade cultural de um povo obriga a que se não se lhe esconda o seu verdadeiro património.

No comments: