créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Tuesday, July 8, 2008

Prémios MAC` 2008

14º MAC'2008

Troféu MAC`2008
Peça escultórica da autoria
do Prof.Escultor João Duarte


Instituídos pela primeira vez em 1997, os Prémios MAC visavam estreitar os laços entre os diversos agentes e práticas artísticas: representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os objectos e os espaços que lhes estão associados – instituições, imprensa, grupos ou indivíduos que ao longo do ano mais activamente participaram na produção, promoção e divulgação culturais, enriquecendo a cena artística nacional e internacional, pela salvaguarda do património cultural material e imaterial.

A cada ano, damos ênfase em prosseguir uma estratégia global e coordenadora na área da cultura, com predominância nas Artes Plásticas, mas também abrangendo as letras, música e restantes domínios relacionados, trazendo a nós e aos nossos parceiros, a missão de estimular, apoiar e promover artistas, instituições e acções que favoreçam o acesso a novas oportunidades culturais.

Uma das principais funções dos Prémios MAC traduz-se, fundamentalmente, num particular apelo e co-responsabilização no domínio das grandes instituições com responsabilidades ao nível do apoio cultural, para o indispensável desenvolvimento de uma estratégia coerente, consistente e eficaz, com a obrigação de valorizar a diversidade das iniciativas que se desenvolvem na sociedade e, de igual modo, estimular formas de cooperação entre as diversas entidades que actuam na promoção e divulgação de eventos.


_______________


Prémios MAC' 2008



MAC`2008 Jornalismo Cultural Televisão
Filipa Faria _ TVI _ “Cartaz das Artes

Pelo seu envolvimento pessoal, plenitude profissional e, principalmente, pela responsabilidade de uma informação cultural isenta, premiámos este ano a alta qualidade, a originalidade e a autonomia com que a Jornalista Filipa Faria cria as ambiências das suas reportagens.

MAC`2008 Apresentador Programa Cultural Televisão
João Paulo Sacadura _ TVI _ “Cartaz das Artes”

De um profissionalismo excepcional, com uma capacidade da captação e comunicação muito particular e abrangente, João Paulo Sacadura, faz jus à qualidade de um comunicador de excepção.



MAC`2008 Realizador Programa Cultural Televisão
António Lopes da Silva _ TVI _ “Cartaz das Artes”


A um dos grandes realizadores da nossa televisão, o MAC não quis deixar de agradecer o apoio incondicional e a amizade que nos tem disponibilizado, sinal de que estamos no caminho certo no que respeita aos eventos culturais que apresentamos.




MAC`2008 Programa Cultural Televisão
“Cartaz das Artes” _ TVI


Manifestando o nosso reconhecimento e agradecimento, bem como o de todos aqueles que ao nosso lado participam na promoção da cultura, pela estreita colaboração que a TVI tem vindo a estabelecer connosco, nos vários domínios da expressão artística a que o “Cartaz das Artes” tem dado cobertura, foi deliberado atribuir ao CARTAZ DAS ARTES da TVI, o MAC’ 2008 – Programa Cultural de Televisão.



MAC`2008 Jornalismo Cultural – Imprensa
Margarida Neves Pereira – Açoriano Oriental



De um profissionalismo excepcional, não temos outras palavras para descrever e felicitar, a sempre brilhante e atenciosa, a grande profissional MARGARIDA NEVES PEREIRA.
O Jornal Açoriano Oriental está de parabéns por contar com uma jornalista de tanta qualidade.



MAC`2008 Imprensa
Açoriano Oriental
(representado pelo Director Dr. Paulo Simões)


Apostando, ao longo do último ano, num projecto de informação cultural como contributo para a divulgação, incremento e consciencialização dos públicos para a diversidade dos diálogos artísticos, o mais antigo jornal português destacou-se da restante imprensa escrita nacional, não se ressentindo dos condicionalismos que a sua condição geográfica periférica lhe confere, e provando estar em constante evolução e sintonia com a Cultura de hoje.



MAC`2008 Divulgação Cultural
Luna Ribeiro

Fazendo a ponte entre as Artes do Continente e das Ilhas, destacamos a competência do trabalho desenvolvido por uma dinamizadora invulgar que ao longo do último ano protagonizou e nos proporcionou, através de diversas parcerias, momentos de cultura de excelência.
Pelo profissionalismo incansável com que tem desempenhado as diversas funções que exerce, nomeadamente com o Governo Regional, na Academia das Artes dos Açores e no jornal Açoriano Oriental, a Dra. Luna Ribeiro foi por nós distinguida com o Prémio MAC`2008 Divulgação Cultural.


MAC`2008 Cultura
Volte Face – Medalha Contemporânea

Secção de Investigação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa



É um grande orgulho ter como parceiro o Volte Face, ao longo destes 10 anos em que colaboramos em vários eventos nacionais e internacionais, revelando grande empenho e profissionalismo em prol da cultura, pelo que muito nos orgulha a nossa parceria. Desejo-lhes que continuem a conquistar para o nosso país ainda mais prémios mundiais do que já conquistaram, pois bem o merecem.

MAC`2008 Personalidade Cultural
Dr. Luís Mendes Machado




MAC`2008 Menção Honrosa
Teresa Mendonça


MAC`2008 Prestígio
Maria João Franco

MAC`2008 Pintura
Maria João Franco

Pela forma incansável como se dedicou às nossas actividades, pela disponibilidade demonstrada em todos os contactos estabelecidos, pela maneira como afincadamente divulgou o MAC, actualizando toda a informação referente a este espaço, bem como pelo brilhantismo sempre demonstrado na sua obra, de que destacamos a excelente exposição “Tu Não Aconteces Quando Eu Te Quero”, distinguimos, não só a artista mas a Mulher e Amiga sempre presente, cuja generosidade nos merece profunda gratidão, com os Prémios MAC`Prestígio 2008 e MAC`Pintura 2008.




MAC`2008 Pintura
Roberto Chichorro

______________


MAC`2008 Mérito e Excelência
Nelson Dias



A imensa e global tendência de interesses fez deste Artista, precocemente desaparecido um dos maiores criativos portugueses do sec. XX.

Nelson Dias deixou uma obra digna de ser reapreciada e analisada por quem de direito, por críticos e historiadores deste tempo, categorizados, e à sua altura e capacidade.É, por tudo isto, que o MAC-Movimento Arte Contemporânea tem o orgulho maior em atribuir a título póstumo a Nelson Dias o Prémio MAC’2008 Mérito e Excelência.





MAC`2008 Distinção
Niram Art Magazine

Por todo o empenho demonstrado ao longo dos últimos anos pela Niram Art Magazine na divulgação e promoção das actividades do MAC, e tendo sido já distinguidos com o Prémio MAC`2007 Imprensa, reconhecemos, uma vez mais, o excelente trabalho que por vós tem vindo a ser desenvolvido ao serviço da Arte.


MAC`2008 Distinção
Luís Miguel Costa


Pelos seus contributos como visão, capacidade de leitura de novos contextos e da sua projecção no futuro, planeamento, sentido de oportunidade e disposição para correr os riscos necessários, são atributos bem vindos em qualquer actividade profissional, mas quando trabalhamos numa área criativa e comercial tornam-se essenciais ao desenvolvimento de veículos com capacidade de resposta rápida às mudanças.
Todos estes valores reconhecemos no Dr. Luís Miguel Costa, um colaborador exímio a quem agradecemos publicamente todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano, reforçando a nossa equipa, pela dinamização de diversas actividades de promoção, divulgação e expansão internacional, bem como de investigação cultural, que se têm revelado ferramentas de trabalho fundamentais para o MAC.





MAC`2008 Distinção
Andreia Pereira



Sinto muito orgulho em ter como colaboradora constante e assistente de direcção e grande impulsionadora e uma das principais dinamizadoras do Volte Face, a Escultora Andreia Pereira, o que enriqueceu em muito a equipa do MAC.

Está realmente de parabéns pelo grande contributo que tem dado ao MAC, pelos seus largos conhecimentos culturais, integridade e capacidade de trabalho.



Fotografias cedidas pela fotógrafa Rosa Reis

_____________________

No comments: