créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Tuesday, July 8, 2008

Prémio MAC`Hilário Teixeira Lopes_2008

Joana Paiva Gomes a entregar ao Mestre Hilário,
o Prémio MAC`2008 Hilário Teixeira Lopes

MAC` Hilário Teixeira Lopes

O que fazer quando um artista já recebeu, merecidamente, todos os prémios nacionais e internacionais e, ainda assim, continua a surpreender, a maravilhar, a encantar todos quantos privam com a sua obra.
O que fazer quando um artista é de tal modo consagrado que nenhum prémio pode reconhecer mais o seu prestígio, o seu valor, o seu contributo?
Confrontados com a qualidade habitual, surpreendidos com a reviravolta temática e a ironia patente em cada tela, questionámos: o que fazer quando nenhum prémio parece suficiente para reconhecer uma obra e um artista em constante evolução?
Mas se o prémio não pode prestigiar mais o artista, não poderá o artista prestigiar o prémio?
O MAC deparou-se com esta dúvida perante a frescura com que o Mestre Hilário Teixeira Lopes nos brindou na sua última exposição, e desta dúvida nasceu o Prémio MAC`2008 Hilário Teixeira Lopes, hoje instituído em reconhecimento ao Homem e à Obra que ao longo dos anos se têm sabido adaptar à evolução e inovação da arte contemporânea, inspirando todos aqueles que no seu profissionalismo e dedicação se revêm, reconhecendo igualmente a dignidade com que age perante colegas de profissão, consagrados e emergentes.
Em substituição do habitual Prémio MAC – Inovação Pintura, a cada ano que passe, a nossa homenagem ao Mestre far-se-á pela atribuição do Prémio MAC de Pintura - Hilário Teixeira Lopes, distinguindo aqueles que, ao serviço da Pintura, se mostrem inovadores e merecedores de o alcançarem.
Este ano, pelas razões óbvias, foi o Mestre Hilário Teixeira Lopes a dar-nos a honra de lhe entregarmos aquela que consideramos a mais justa distinção, que testemunha a nossa gratidão perante tudo o que nos dá.

Fotografias cedidas pela fotógrafa Rosa Reis

No comments: