créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Monday, June 8, 2009

MAC-Movimento Arte Contemporânea



15ºaniversário




Troféu da autoria do Esc. João Duarte




Álvaro Lobato de Faria

Director coordenador do MAC


Zeferino Silva-Director do MAC


O MAC-Movimento Arte Contemporânea inaugura no próximo dia 30 de junho, terça-feira, pelas 18.30 horas , a exposição colectiva de Artes Plásticas comemorativa do 15º aniversário MAC.



Nesta inauguração serão atribuidos os MAC'2009 (peça escultórica concebida pelo escultor João Duarte) aos artistas, Imprensa e entidades que mais se destacaram culturalmente nos nossos espaços durante o ano de 2008/2009.


A entrega dos Prémios MAC'2009 decorre na Av. Álvares Cabral , pelas 18.30 horas, seguindo-se a inauguração da Exposição em simultâneo, na Rua do Sol ao Rato,9C e na Av. Álvares Cabral, 58/60, em Lisboa




de amore (Maria João Franco)


noite estrelada(Santos Lopes)



Nesta colectiva serão expostas obras de



PINTURA


Alfred Opitz Ana Tristany André Lothe António Inverno Arpad Szenes Artur Bual Cabrita Reis Cruzeiro Seixas Chagall Fernando d'F. Pereira Figueiredo Sobral Francis Smith Gil Teixeira Lopes Hilário Teixeira Lopes Jaime Murteira Júlio Resende Lanskoy Lourdes Leite Luísa Nogueira Malangatana Maria João Franco Mário Cesariny Matilde Marçal Miguel Barros Roberto Chichorro Rocha de Sousa Rogério Amaral Saulo Silveira Tereza Trigalhos Vieira da Silva Zoran



ESCULTURA


Abraham Dubkovsky Alberto Gordillo Alejandra Majewski João Duarte Manuel Pinto Santos Lopes



FOTOGRAFIA

Rosa Reis


Joalharia

Alberto Gordillo


Medalhística

João Duarte


*mais artistas em acervo


texto do catálogo
Desenvolver este projecto tem sido, ao longo destes 15 anos, uma tarefa árdua que exige sistematicamente constantes e desinteressados esforços.
Assim, apostamos nestes últimos anos, sobretudo neste último, que agora comemoramos, na conquista de novas parcerias, reforçando não só as já estabelecidas, mas alargando a nossa área de trabalho e desempenho, recriando a nossa equipa, de forma a estabelecer parâmetros que possam responder a quaisquer desafios no campo dos projectos internacionais em curso.
É neste campo que se situa e desenvolve o nosso projecto de trabalho, no sentido de divulgar os diversos valores que se situam no campo da linguagem universal das artes, como factores de conhecimento e de progresso socio-cultural dos povos.

É este o papel continuado do MAC – Movimento Arte Contemporânea, que, acolhendo nos seus espaços as várias formas de expressão daqueles que dão forma e conteúdo àquilo a que hoje chamamos ”arte”, os artistas que nos seus modos vários de apresentação e solução plástica nos deixam ver para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, permitindo-nos penetrar nos seus universos íntimos, conectando-nos assim a outras realidades e formas de expressão que marcarão decerto a viragem dos saberes, tecnologicamente aceites, áreas porventura mais enriquecedoras no devir das criações futuras.

Aproveito para apelar à união entre os artistas, vector fundamental para o bom funcionamento e divulgação de todo o esforçado trabalho que o MAC tem vindo a desenvolver, tanto de forma unilateral, como nas várias parcerias já realizadas.

A criação do novo Prémio MAC’2009 Hilário Teixeira Lopes, alargará ainda as possibilidades de destacar outros valores que connosco trabalham, incentivando, não a competição, mas o arejamento das formas do agir e do criar.

Ainda o Concurso de Medalhística que pela primeira vez propusemos aos artistas do Volte Face – Medalha Contemporânea, criará mais um campo de interesse e divulgação daquela disciplina artística, pensando nós, ser um pólo positivo no alargamento dos interesses gerais.

Regozijamo-nos com a convicção de termos vindo a desenvolver a nossa actividade, cumprindo os nossos objectivos, e com o facto de ter conseguido para o MAC e para os seus artistas o lugar de destaque que hoje tem no panorama das artes plásticas.

Nesta exposição em que comemoramos o 15º aniversário do MAC – Movimento Arte Contemporânea, serão atribuídos, não só, os MAC’2009 (peça escultórica da autoria do Professor Escultor João Duarte), aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2008/2009, o recém-criado MAC’2009 Hilário Teixeira Lopes, os prémios de Medalhística para as três melhores respostas ao concurso agora proposto, bem como os MAC’2009, aos órgãos de comunicação e divulgação, instituições e personalidades particulares ou colectivas, que mais o apoiaram durante este mesmo período.

A todos os que connosco têm acompanhado, interiorizando estes projectos de trabalho e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem, uma vez mais à nossa festa, a festa da arte!
Dedicamo-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade.

Álvaro Lobato Faria
Director Coordenador do MAC
Zeferino Silva
Director do MAC


As mostras podem ser visitadas de segunda a sexta,das 13h às 20h, sábado,das 15h às 19h,

domingo, por marcação Tm 96 267 05 32

Estamos encerrados de 1 a 31 de Agosto para férias.
Reabrimos no dia 1 de Setembro

http://www.movimentoartecontemporanea.com/

No comments: