créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Thursday, April 29, 2010

FERNANDO d`F. PEREIRA _ continuação II

Aladina, 105x114cm, técnica mista s/ plexiglass, 2010

O Kasper, 50x50cm, técnica mista s/ plexiglass, 2010

O Rei dos Macacos, 107x114cm, técnica mista s/ plexiglass, 2010

Monsieur, 50x50cm, técnica mista s/ plexiglass, 2010

Alice, 50x50cm, técnica mista s/plexiglass, 2010

Inaugura a 4 de maio _ 19h
MAC - Rua do Sol ao Rato, 9C, Lisboa

Estar perante a pintura de Fernando d’ F. Pereira é estar diante de um mundo muito próprio em que a obra se oferece ao fruidor num espectáculo de cor e forma, e em que estas se autodeterminam para aparência do acaso.
F. Pereira não se inscreve enquanto criativo no mundo massificado da arte global.
Antes, dela se distancia na medida em que não se detecta qualquer influência próxima, não pondo de lado contudo o manancial de saber que advém do conhecimento de toda a pintura anterior, desde um Pollock a um De Kooning, passando mesmo por um Du Buffet, tendo contudo sabido traduzir a síntese de todas as correntes estéticas do século XX num modo muito peculiar de operar no campo plástico a sua interioridade pelo prazer lúdico com que manipula os diversos materiais.
Esse modo de prazer, de um fazer acidental em que formas e figuras parecem surgir do acaso, tornando-se inteligíveis pela forma dinâmica como se relacionam no campo plástico.
É um jogo de pequenas e grandes áreas que se vão tornando conotáveis ao olhar e capacidade de captação e relação formal, criando uma rede de encenação como que divindades saindo de um plasma inicial. Isto provém da alta técnica de Fernando d’ F. Pereira no uso dos materiais e no tratamento das cores.
Confirmando o talento e a alta qualidade do autor desta mostra, eis o motivo pelo qual nos sentimos compensados com esta exposição de Fernando d’ F. Pereira agora patente no MAC-Movimento Arte Contemporânea.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC

No comments: