créditos

Direcção, organização e redacção
Álvaro Lobato de Faria e Zeferino Silva

Wednesday, May 19, 2010

66 anos de Carreira de HILÁRIO TEIXEIRA LOPES




foto de Maria João Franco

Hilário Teixeira Lopes










Hilário Teixeira Lopes


"DA COLORATURA MULTI-DIRECCIONALMENTE EXPANSIVA"

FORTE DO BOM SUCESSO
MAC/LIGA DOS COMBATENTES




08.Junho/ 08.Setembro 2010

Hilário Teixeira Lopes é um pintor inquieto, passando por períodos estéticos diversos, desde a abstracção à figuração, do expressionismo à nova-figuração, tendo sempre presente um forte sentido geométrico nas suas composições.
Quando em 1965, ganha o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso – o mais importante prémio de pintura instituído em Portugal na altura – a sua obra começa a evoluir num sentido cromático pleno de intensidade expressiva, em que os volumes são rigidamente definidos em cores planas e o movimento é dado por múltiplas dicotomias, entre planos e espaços.
Esta evolução culmina em 1969, quando o quadro “Futebol USA”, conquista o Primeiro Prémio de Pintura na II Bienal Internacional de Desporto em Belas Artes (Madrid). Nessa ocasião, toda a crítica madrilena foi unânime em reconhecer a justiça do prémio e em verificar que o pintor português era incontestavelmente um dos casos mais promissores da pintura contemporânea.
O galardão conquistado confere novos estímulos ao pintor que rapidamente começa a trabalhar na procura de uma solução pictórica, coerente com a sua produção anterior, mas que agora se apresentava plena de qualidades matéricas, onde a exaltação da cor é dada por matizes diversos: da sua paleta explodem as cores quentes do sol e da terra, do sangue dos homens e do azul sideral dos astros.
No ano em que comemora 66 anos de carreira, Hilário Teixeira Lopes conta já com a realização de quase 40 exposições individuais e mais de 550 participações em exposições colectivas, estando representado em diversas colecções nacionais e internacionais, das quais se destaca a colecção da Assembleia da República.
Cada uma das suas obras torna-se um teatro de memória, uma ocasião para imaginarmos acontecimentos que não têm outra existência para além dos vestígios que deles subsistem.
As suas telas tornam-se um depósito, um tesouro de instantes e de formas, revelando-se como espaços diversificados, capazes de preservar a memória de acontecimentos múltiplos, a memória dos tempos.
O MAC – Movimento Arte Contemporânea congratula-se, pois, por comissariar esta mostra de carácter retrospectivo, unindo-se à iniciativa da Liga dos Combatentes, num projecto de acção e divulgação cultural que em muito prestigia as Artes Plásticas portuguesas.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC
Movimento Arte Contemporânea





HILÁRIO TEIXEIRA LOPES vai este ano ser homenageado com três exposições pelos seus 66 anos de carreira.


"Da Criatividade em Tempo-Espaço do Imaginário" de 28 de maio a 19 de junho ,as Oficinas de Formação e Animação Cultural da C.M. de Aljustrel ,numa parceria com o MAC-Movimento Arte Contemporânea;

"da coloratura multidireccionalmente expansiva" no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa, a partir de 8 de Junho de 2010


e no Museu da Água , em data a determinar.



As três mostras são comissariadas por Álvaro Lobato de Faria em parcerias estabelecidas entre o MAC-Movimento Arte Contemporânea e aquelas Instituições


No comments: